5 dicas pra amansar a “ferinha” que você tem em casa

Acalmar a fera

No começo eu achava que eram cólicas, depois os dentes, depois birra, mas tudo passou e finalmente descobri que tinha uma criança com uma personalidade forte. Confesso que nem de longe imaginei que teria uma filha assim. Eu não sou assim, sou flexível, estou aprendendo agora a dizer não para as pessoas, sou muito de boa! Mas minha filha é exatamente ao contrário.

Eu passei por muitas fases: achava que precisava ser mais firme, depois achei que estava me dedicando pouco a ela, depois achei que não aguentaria! Rsrs Finalmente, um tempo mais tarde eu aceitei ela do jeitinho que era.

Nesse longo caminho de 4 anos depois de tentar muitas coisas, hoje eu sei como domar a ferinha e principalmente acalmá-la quando necessário. Acho incrível porque quando ela estava chorando diante de uma situação em que ela não sabia controlar suas emoçōes eu sempre explicava: “Filha, você esta chorando porque esta cansada!” E hoje ela já consegue identificar quando não consegue controlar as emoções. Ela pede: “Mamãe, me ajuda a me acalmar!”

Aqui vão algumas dicas praticas que me ajudaram e podem ajudar você também:

1 – Identifique o motivo do choro ou da birra e deixe claro pro seu filho;                             

Na maioria das vezes, a criança não está chorando por um brinquedo, mas na verdade sente fome. Ou sono. “Estar cansado e com fome são os dois maiores gatilhos para birra” Segundo Ray Lewy, psicóloga clínica (autora do livro Try and Make Me! Simple Strategies That Turn Off the Tantrums and Create Cooperation)

2 – Peça para que ele respire fundo, pegue-o no colo ou se coloque no mesmo nível do olhar;

Você tem que ser o autocontrole do seu filho, o porto seguro nesses momentos, se você gritar, sair batendo os pés ou as mãos vai ser pior. 

3 – Pergunte o porque ele está chorando e fale calmamente com a criança;

Não deixe que ele perceba que o descontrole emocional dele afetou você. Eu costumava me previnir em certas situações pra que não ficasse nervosa. Por exemplo, se eu ficasse tempo demais no parquinho e minha filha cansasse demais, ela faria um escândalo pra tomar banho. Nessas situações, eu já ia pra casa pensando: hoje ela vai chorar, vou manter a calma!

4 – Tire o foco do problema;

Invente uma atividade: peca pra ele ajudar a procurar pedrinhas se estiver ao ar livre, ou corra ate a janela e chame-o pra ver o céu (o céu tem propriedades calmantes), cante uma musica que ele goste, são exemplos de atividades para tirar o foco da crise.

5 – Faça-o descarregar fisicamente;

A criança quando fica nervosa, assim como nos sente tensão no corpo. Peca pra que seu filho imagine poças de água (ou de lama kkk) e pule dentro da poça, peça pra ele imaginar que esta mastigando chicletes com a boca aberta ou ainda nadando batendo bem forte os braços em um mar cheio de ondas, desafie-o a correr com um pé só, faça um alongamento ou ate uma massagem relaxante.

Espero que tenham gostado e me contem como agem com as ferinhas em casa!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s