Relato do desfralde e o mito do Método Mágico de 3 dias


Hoje quero falar do cansativo desfralde. Minha nossa, como é exaustivo!

Mas antes quero escrever algumas colocações:

  • Para alguns pais o processo foi tranquilo e realmente aconteceu em 3 dias. Ou escolheram um método que se adaptou mais com a família.
  • Para algumas crianças esse não é um ponto de dificuldade. Pra nós o desfralde está sendo um longo processo, porém a Lavínia não é uma “bezerrinha”. Deixou o peito cedo e pede só de vez em quando o mamá (o que é uma benção porque ela desenvolveu uma alergia a lactose, então é o vegetal que ela toma).
  • Estou longe de ser uma mãe perfeita, mas gosto de compartilhar experiências. A maternidade já é pesada e não adianta esconder as dificuldades. Por mais anjinho que seja o seu bebê certamente em algum aspecto você terá desafios a vencer.

Pois bem, vamos ao relato…

Eu tento tirar a fralda da minha filha desde os 18 meses. Tirava a fralda durante o dia, por três dias, via que não teria sucesso e esperava mais alguns meses e tentava de novo. É importante durante o processo testar a maturidade da criança e ver como ela se adapta às nossas tentativas, pois todo o desenvolvimento da criança requer maturidade.

Com 2 anos e alguns meses ela saiu da fralda durante o dia e foi uma vitória. Tentava deixá-la sem fralda durante a noite, comprando o tapetinho higiênico de cachorros (eu o estendia no colchão e colocava o lençol por cima) para não molhar o colchão. Fiz isso por semanas a fio. Resultado: Ela não ligava de estar molhada!

Deixei o tempo passar pra tirar a fralda da noite. Ela fazia o xixi no vaso com o redutor bem fofinho e às vezes no pinico. Quando mudamos de casa, isso bem recente, o redutor não cabia na tampa dos vasos, (de nenhum deles) era diferente! E te falo de todo o coração: as mudanças de ambiente, casa, horários, viagens vão tirar sua criança da rotina e consequentemente tirar a sua paz! Ainda mais se você tiver um bebê sensível (ela suga toda a tensão dos pais e percebe cada mudança do ambiente e fui presenteada com essa personalidade da nossa pequena).

Ela voltou a fazer xixi no pinico e não queria usar o vaso de forma alguma. E muitas vezes fazia xixi na calcinha. A situação piorou quando ao sair de casa ela ficava segurando e às vezes também molhava a roupa. Pra mim, no mínimo desesperador. Eu grávida e a minha filha de 3 anos ainda fazendo xixi na calça.

As férias chegaram e tinha que fazer algo que a motivasse. Com ela não adianta impor. Tem que conversar, explicar o porque, fazê-la aceitar (cada criança é de um jeito, não venha me dizer que uma técnica dá certo pra todas). Tive a ideia de incentivá-la através de um painel com adesivos. Na verdade eu vi um livro no shopping que fiquei encantada! Só não comprei porque estamos cortando qualquer gasto extra com a chegada do novo bebê. Mas o título era “Princesas também fazem cocô” Pros meninos é dos piratas!

dsc_0130

unnamed

No final do livro tem uma tabelinha com adesivos. Muito linda!

Mas ainda não ia suprir todas as necessidades. Então fiz a minha pra Lalá que tem o xixi, cocô e a fraldinha seca da noite…

Processed with VSCO with c1 preset

O banheiro ficou assim:

Processed with VSCO with c3 preset

E tem dado super certo! Ela amou e espera ansiosamente pra ganhar os adesivos de brilho, que ela chama de brinde… rsrs

Sabe não é fácil ter sabedoria quando se encontra dificuldades na maternidade. As pessoas vão falar muito na sua cabeça. Vão deixar você louca!!! Mas nada disso importa. Tenha autoconfiança e lembre-se que você conhece sua criança e passa mais tempo com ela do que qualquer outra pessoa. Você a carregou em seu ventre e tem um amor grandioso por ela vindo de Deus. Se nós fizermos o nosso melhor, Deus nos honrará com nossos pequenos e Ele completa a parte que somos falhos. Eu sou muito falha, mas Deus tem misericórdia de mim e o mais importante é: Não desista! Dê um tempo pra você e pra criança se recuperar se algo não der certo e tente de novo, de outra forma, com mais oração, mas tente! Um beijo com carinho da amiga Andy

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s