Resumo do Livro “Os Segredos de uma Encantadora de Bebês”

578526_529115793830749_430769028_n

Olá mamães queridas e amadas.

Vou escrever com muito carinho sobre esse livro que me ajudou muito. Eu sempre fui ansiosa e queria me preparar ao máximo para os grandes eventos da minha vida e evitar o máximo de surpresas possíveis. Na faculdade, dei duro pra ser uma excelente profissional, antes de casar procurei acessar tudo o que estava ao meu alcance para que meu casamento fosse perfeito, e quando engravidei não foi diferente! Queria estar a par de todas as soluções porque sabia que os problemas seriam muitos e foram mesmo. Não há livros no mundo que te dê uma receita pronta para TODAS as situações que vamos enfrentar com esses seres tão pequenos e indefesos, mas que viram nossas vidas de pernas pro ar chamados de filhos. Entretanto, esse livro é especial pra mim porque o foco dele está na criança e não no comportamento dela ou no “adestramento” do seu comportamento. Essas teoria é baseada na personalidade do bebê e a sugestão de rotina, é apenas uma sugestão, pois a medida que você conhece o seu bebê, você saberá o que funciona e em quanto tempo funciona, etc.

Falando em Personalidade do Bebê vou descrever aqui os Tipos de Personalidade segundo Tracy Hogg (Na pág. 28 do livro tem um teste que você pode fazer para identificar o tipo de personalidade do bebê)

Os tipos de bebês:
 
Anjo: doce, eternamente sorridente, muito pouco exigente. Não é perturbado por ambientes novos. Facilidade para se alimentar, brincar, dormir. Não chora quando acorda. Quase sempre se acalma sozinho. Muitos dormem toda a noite a partir da terceira semana.
 
Livro-texto: é um bebê previsível e é fácil de lidar com ele. Chega nos marcos exatamente como o previsto. Com uma semana já consegue brincar sozinho. Murmura muito e olha ao redor. Acompanha todas as etapas do desenvolvimento de acordo com o tempo correto (Rola aos 5 meses, senta aos 6 meses, etc). Sorri quando alguém sorri para ele. Geralmente dormem a noite toda a partir da sétima ou oitava semana.
 
Sensível: assusta-se facilmente, pisca ou tenta afastar-se de luzes fortes, chora sem motivo aparente. Pode ficar irritado depois de muitas pessoas pegá-lo ou depois de passear. Cansa com facilidade. Brinca sozinho, mas depois tem que se certificar da presença de alguém conhecido. Gosta de sugar e pode alimentar-se de forma errática. Tem dificuldade de pegar no sono se costumam sair dos horários programados. Precisa de estrutura e previsibilidade, nada de surpresas. Para acalmá-lo, simule o ambiente do ventre: envolva em um pano bem firme, coloque o no seu ombro, faço/toque sons imitando os do útero e dê tapinhas nas suas costas simulando batimentos cardíacos.
 
Enérgico: parece saber o que gosta e não gosta, comunicando aos pais com alto e bom som em forma de gritos e choros. Costuma acordar gritando, chora quando está sujo, balbucia alto, se debate. Costuma segurar o objetos mais cedo e normalmente tem um desenvolvimento mais precoce em relação aos outros bebês (segurar a mamadeira, rolar, sentar precocemente) 
 
Irritável: está sempre bravo com o mundo e querem deixar isso bem claro, costuma estar de mau humor, irritado, sem paciência. Não gosta de tomar banho nem de ser trocado. Os pais devem ter muita paciência com esse bebê e não levar seu mau humor para o lado pessoal. Deve-se tocar para ele dons que imitam o útero. Dicas de como acalmar o bebê aqui.
 
 
Agora que já falamos dos tipos de Personalidade dos bebês vou resumir a Rotina sugerida pela autora que é baseada em 4 estágios denominados pelas iniciais da palavra EASY (em inglês, fácil)
 
Comer – EAT
Brincar – ACTIVITY
Dormir – SLEAP
Tempo para a mamãe – YOU
 
 

Eating COMER: de 25 a 40 minutos, no seio na mamadeira, um bebê normal, que pese 2,7 kg ou mais pode demorar até duas horas e meia a 3 horas para estar pronto para a próxima mamada.

Activity ATIVIDADE: 45 minutos, incluindo a troca de fraldas e de roupas e de um banho uma vez por dia. Pode ser um passeio de carrinho no parque, olhar o movimento do vento na cortina, ouvir uma música, etc.

Sleep SONO: 15 minutos até dormir, sonecas de 30 a 60 minutos, dorme por períodos mais longos a noite, depois de 2 a 3 semanas.

You VOCÊ: Uma hora ou mais enquanto o bebê dorme: este tempo aumenta a medida que o bebê cresce, demorando menos pra comer, brincando sozinho e tirando sonecas mais longas.

 
Por que a rotina EASY é importante:
 
  • Porque bebês não gostam de surpresas – o delicado sistema orgânico do bebê funciona melhor quando ele come, dorme e brinca dentro do mesmo horário todos os dias. Eles tendem a não receber bem surpresas.
  • Porque acostuma o bebê a uma ordem natural – a qual deve ser COMER, BRINCAR, DESCANSAR. Não se deve colocar o bebê para dormir logo após ele se alimentar, pois ele se tornará dependente do peito para dormir.
  • Porque traz segurança para todos, pais e filhos – rotina estruturada ajuda a estabelecer um ritmo e o bebe a saber o que vem depois.
  • Porque ajuda os pais a interpretarem os bebês – se você acabou de alimentar o bebê, vc sabe que ele não está chorando de fome. Pode ser cansaço ou qualquer outra coisa a ser checada. Não se deve interpretar todo o choro como fome.
  
A rotina EASY para cada um dos tipos de bebê:
 
Anjo: se adapta facilmente à rotina EASY.
 
Livro-texto: uma vez introduzida a rotina, ele segue sem muita dificuldade.
 
Sensível: como esse bebê é sensível, a rotina EASY é ainda mais importante para ele, para ele se sentir seguro e se acalmar. Quando sai da rotina costuma chorar.
 
Enérgico: é resistente ao programa no início. Ou quando você pensa que ele se adaptou, ele decide que não está funcionando. Preste atenção no que esse bebê faz, ele costuma mostrar o que funciona para ele e o que não.
 
Irritável: pode não gostar da rotina porque ele detesta quase tudo. Mas se tiver paciência e souber aplicar, ele ficará mais feliz.
 
DICAS
  • Amamentar sempre no mesmo local, longe de barulhos e cheiros. Dar banho sempre no mesmo horário, no final da tarde. Para dormir, é só colocá-lo no berço, apagar a luz e colocar uma música suave (ou deixar em silêncio).
  • Comece da maneira que deseja manter. Estabeleça a rotina que você quer desde o primeiro dia.
  • Anote tudo. Caso não consiga, preste tente prestar atenção. Normalmente o bebê irá dormir no mesmo horário, fazer cocô no mesmo horário, etc. É importante perceber o que acontece com o bebê nas seis primeiras semanas de vida.
  • Trate o bebê como uma pessoa. Chame-o pelo nome.
  • Vá com calma. Os bebês respondem melhor a movimentos suaves. Não faça ele se adaptar ao seu ritmo, mas adapte-se você ao dele. Tenha uma atitude tranquila. Algumas vezes, respire fundo três vezes antes de pegar o bebê no colo.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s